quinta-feira, 28 de maio de 2009

CENTRO DE CULTURA POLONESA DE ÁGUIA BRANCA= ATIVIDADES REALIZADAS EM 2006

ASSOCIAÇAO POLONESA DE ÁGUIA BRANCA
CENTRO DE CULTURA POLONESA DE ÁGUIA BRANCA
AVENIDA JOÃO QUIUQUI- CENTRO
29.795-000 – Águia Branca
Espírito Santo – Brasil
casapolonesadeaguiabranca@bol.com.br ou fedeszen@hotmail.com

1)INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA POLONESA DE ÁGUIA BRANCA

-18/02/2006
-Celebração da Santa Missa, Sessão solene de inauguração com a participação da representante da Wósponolta Polska Srª Bárbara Rud, Prefeito Municipal, Cônsul Geral do :Consulado do Rio de Janeiro Sr Dariusz Dudziaki ,Cônsul Honorário do Espírito Santo, Secretários Municipais, Vereadores, Padres., Diretoria da Associação Polonesa de Águia Branca e o povo em geral do próprio município, municípios vizinhos e outros estados.
Logo após, aconteceu um baile festivo.

2) RESGATE DA CULINÁRIA POLONESA

Meses de abril, junho, setembro e novembro
Participação das pessoas aprendendo a fazer comidas típicas polonesas que havia sido esquecidas e não mais eram feitas nas famílias de descendência polonesa. Sempre após os encontros foram realizados momentos de confraternização onde foram degustadas as comidas feitas pelos participante

3) IV FESTA DO IMIGRANTE POLONÊS

07 e 08 de outubro
Após muitos anos sem ser realizada o Centro de Cultura Polonesa resgatou a Festa do Imigrante Polonês.
Foi feita uma grande programação onde participaram pessoas de várias cidades do país e do próprio município.
A programação contou com o lançamento do Livro Brava Gente Polonesa de autoria do Sr Eduardo Glázar, Apresentação de Grupos folclóricos de várias Etnias, Barracas com comidas típicas polonesas e brasileiras, festival de concertina, baile, celebrações e sorteios.
Além de autoridades locais e de outros estados estima-se um público de 4.500 pessoas.

4) PINTURA DE OVOS DE PÁSCOA(PISANKA)
Duas semanas antes da Páscoa
Encontro com as crianças e adolescentes para resgatar a prática de pintura dos ovos de páscoa que no início da imigração eram praticados pelas famílias e havia caído no esquecimento.

5)AULAS PARA O APRENDIZADO BÁSICO DA LINGUA POLONESA
Nas 2ª feiras de cada semana
- Foram ministradas aulas para o aprendizado básico da língua polonesa para crianças, adolescentes e adultos. Houve participação significativa de descendestes e não descendentes.

6) COMEMORAÇÃO DO DIA 03 DE MAIO
Os poloneses e descendentes se reuniram para comemorar o Dia 03 de maio. Foi um momento de celebração, confraternização e festivo.

7) O CENTRO DE CULTURA POLONESA SE TORNOU UM ESPAÇO DE TODOS

A sede do Centro de Cultura Polonesa É cedido à comunidade e seguimentos da sociedade em geral para seus encontros, seminários, foruns, etc. O espaço tem sido bem aproveitado e a comunidade ganhou um local onde pode realizar seus eventos.

8) MUSEU DO IMIGRANTE POLONÊS.
Está instalado no Centro de Cultura Polonesa e recebeu em 2006 2.876 visitantes, inclusive da Polonia, Estadoa Unidos, Inglaterra, Canadá e Argentina.
As visitas feitas por grupos é antecipada pela exibição de videos sobre a imigração polonesa em Águia Branca.


9) Encontro com o Sr Vice-Cônsul do Consulado do Rio de Janeiro para tratar do tema de como se obter a cidadania polonesa
27/10/2006
-

10) Bazar com Produtos Poloneses
Dezembro
Pela primeira vez na sua história os poloneses, descendentes e outras pessoas que desejaram, de Águia Branca tem à sua disposição produtos da culinária polonesa.
Tais produtos são adquiridos na feira da providência no Rio de Janeiro e são repassados, através de um bazar, aos que desejarem, dando-lhes assim a oportunidade de conhecerem e degustarem várias qualidades de produtos até então desconhecidos por muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário